Oscar 2019 | Curiosidades do Oscar

1

A primeira cerimônia ocorreu em 1929, e foi para premiar os filmes de 1927 e 1928. Ela durou apenas 15 minutos- para quem reclama que o Oscar é muito demorado– e foi aberta ao público.

Resultado de imagem para oscar 1929
1929

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ao todo têm mais de oito mil membros, aberta para cineastas qualificados do mundo todo.

Imagem relacionada

Só em 1935 que foi transmitido para a TV.

Resultado de imagem para oscar tv 1953
1953

Antigamente todos os jornais sabiam dos ganhadores primeiro para já prepararem as matérias. Só depois de um acidente do jornal LA que contou antes da hora, que a academia pensou e chegou à conclusão de não contar a ninguém e ser tudo na surpresa.

Imagem relacionada

A atriz Greer Garson se emocionou tanto na hora do discurso que demorou 6 minutos, depois disso colocaram um tempo de discursar– entra a música de fundo e com ela o desespero de agradecer todo mundo!

Imagem relacionada
Mrs. Miniver

O querido artista responsável pela forma da estatueta foi George Stanley, dizem que ele se inspirou no cineasta Emilio Fernándes.

Resultado de imagem para george stanley
George Stanley com uma das suas primeiras estatuetas

A estatueta representa um cavalheiro segurando uma espada e o rolo do filme com cinco travões representa a academia (diretores, produtores, escritores, atores e técnicos).

Imagem relacionada
The Oscars

Não há uma história certa sobre o nome “Oscar” a academia conta que havia uma bibliotecária chamada Margaret Herrick um belo dia olhou para a estatueta e disse “Nossa ela se parece com meu tio Oscar” e, acabou pegando chamar de Oscar, todos achara engraçado– Margaret em 1930 se tornou diretora executiva.

Imagem relacionada

Quando o pessoal faz aquele esforço pra levantar o Oscar não é por graça, ele pesa em torno de 3 kg bronze banhada a ouro de 24 quilates.

Imagem relacionada
Eddie Redmayne

Em 1951 foi criada uma lei sobre a proibição de vendas das estatuetas, se não quiser mais a posse deve devolver para a academia com uma taxa de $ 10.

Imagem relacionada

Walt Disney foi a pessoa que mais levou Oscar para casa foram 22 prêmios e 3 honorários.

Imagem relacionada

Hattie McDaniel foi à primeira atriz negra a ganhar como atriz coadjuvante em 1940 no filme E o Vento Levou.

Imagem relacionada
Gone with the Wind

Em 2013 Steven McQueen foi o primeiro produtor negro a levar o prêmio com o filme 12 Anos de Escravidão.

Resultado de imagem para steve mcqueen oscar
12 Years a Slave

Nosso amado Heath Ledger ganhou de melhor ator coadjuvante pelo personagem Coringa, mas ele morreu um ano antes– um momento de luto que ainda não sabemos lidar com a situação.

Resultado de imagem para heath ledger coringa gif
Batman: The Dark Knight

Teve filmes que ficaram com fama de não merecerem levar a estatueta, foi o caso de Shakespeare Apaixonado que estava disputando com O Resgate do Soldado Ryan em 1999.

Resultado de imagem para shakespeare apaixonado
Shakespeare in Love

Aconteceu de filmes serem indicados nas principais categorias e levar em todas, aconteceu com O Silêncio dos Inocentes (1991).

Imagem relacionada
The Silence of the Lambs

É importante ressaltar que são quase 100 anos de Oscar, e demorou muito na indústria para mulheres, negros, pessoas estrangeiras, e assim por diante se destacarem e ter um reconhecimento digno, tudo bem que em alguns casos estadunidenses ou brancos tenham feito um trabalho melhor, mas essas pessoas merecem espaço para trabalhar na indústria, ou seja, visões diferentes.

Então quanto mais tiver essa miscigenação, esse apoio frequente, podemos ter produções diferentes e reconhecimentos diversos no cinema, pois todos que querem merecem essa oportunidade.