Top 5 musicais | Da Brodway para Hollywood

0

Os maiores sucessos da Broadway que brilharam, bateram recordes de bilheteria, público e crítica, e ganham as telas de Hollywood.

1) All that jazzChicago.

📷 Imagem/Divulgação. Chicago, 2002.
📷 Imagem/Divulgação. Chicago, 2002.

Chicago nasceu nos palcos da Broadway em 1926, pelas mãos da dramaturga Maurine Watkins. Um ano depois ganhou uma adaptação para o cinema mudo com Ginger Rogers no papel principal. A peça, agora musicada, retornou à Broadway nos anos setenta, mas somente fez enorme sucesso em 1997. Em 2002 ganhou outra adaptação fílmica, que arrebatou público e crítica, ganhando o Oscar de Melhor Filme, com direção de Rob Marshal e atuações de peso: Catherine Zeta-Jones, Renée Zellweger, Queen Latifah e grande elenco.

2) Welcome to the 60sHairspray.

📷 Imagem/Divulgação. Hairspray, 2007.
📷 Imagem/Divulgação. Hairspray, 2007.

Este ótimo musical estreou em 2002, ganhando no ano seguinte oito prêmios Tony, sendo sucesso absoluto de público e crítica! Em 2007 ganhou vida nas telonas, com direção de Adam Shankman, e em seu elenco John Travolta, Michelle Pfeiffer, Zac Efron, Nikki Blonsky e grande elenco.

3) The music of the nightO Fantasma da Ópera.

📷 Imagem/Divulgação. O Fantasma da Ópera, 2004
📷 Imagem/Divulgação. O Fantasma da Ópera, 2004

Baseada no romance homônimo do parisiense Gaston Leroux, e em duas adaptações fílmicas, o musical de maior sucesso da Broadway, O Fantasma da Ópera, nasceu primeiramente em Londres, em West End; mas ganhou vida e floresceu na Broadway, sendo a segunda produção de maior sucesso da história, apenas perdendo para o musical d’O Rei Leão. Dirigido por Joel Schumacher, O Fantasma da Ópera ganhou uma adaptação fílmica em 2004, sendo indicado ao Oscar de Melhor Direção de Arte, Fotografia e Música Original, em 2005.

4) Summer nightsGrease.

📷 Imagem/Divulgação. Grease, 1978.
📷 Imagem/Divulgação. Grease, 1978.

Os primórdios do rock, bebê, embalam este grande musical que bateu recordes de bilheteria. A história de dez jovens, seus amores, aventuras, romances e taboos, como gravidez na adolescência, estremeceram as bases da Broadway do inicio dos anos setenta (1972, para ser mais exato). Seis anos depois, pelas mãos de Randal Kleiser, com John Travolta e Olívia Newton-John como casal principal, Grease ganhou as telonas, arrecadando mundialmente 394 milhões de Dólares e sendo indicado ao Oscar de Melhor Canção Original.

5) Do-Re-MiA Noviça Rebelde.

📷 Imagem/Divulgação. A Noviça Rebelde, 1965.
📷 Imagem/Divulgação. A Noviça Rebelde, 1965.

E para findar a lista, um clássico! O filme “A Noviça Rebelde”, de 1965, foi baseado na peça musical “The Sound of Music”, que por sua vez foi inspirada no livro de memórias de Maria von Trapp “The Story of the Trapp Family Singers”; que narra a história de uma noviça que é encaminhada a casa de um ex-oficial da marinha, para ser sua governanta, mas acaba apegando-se aos sete filhos do ex-oficial e, de quebra, apaixona-se por ele. A história ganhou vida através das lentes de Robert Wise, e contou com a excelente Julie Andrews como Maria von Trapp, e Christopher Plummer como Capitão von Trapp. O longa ganhou, em 1966, o Oscar nas categorias Melhor Filme, Direção, Montagem, Som e Trilha Sonora.

Veja também: “Musical sobre zumbis natalinos ganha seu primeiro trailer, confira!