Definitivamente, estamos vivendo a “Era da Internet”. Com o investimento de grandes empresas, os chamados serviços de streaming estão cada vez mais presentes no cenário mundial. Isso pode ser percebido pelo avanço dos mesmos, principalmente pela rede Netflix, que possui uma alta demanda de filmes e séries originais. Podemos dizer que este tipo de mídia mudou completamente a forma de vermos um filme ou série. O streaming trouxe uma facilidade nunca antes vista para se assistir algo. Não é mais necessário esperarmos um filme chegar em DVD ou vermos se ele está em cartaz. Basta vermos se ele já está disponível em algum serviço de streaming. De fato, esse tipo de serviço ganhou uma relevância mundial, e nesse artigo iremos citar outros exemplos além do cinema em si.

Além da gigante do streaming Netflix, que possui uma vasta variedade de material de filmes e séries, inclusive produções originais, temos outros serviços em outros setores tirando o cinema. Por exemplo, no ramo da música temos o app Spotify. O streaming de músicas é tão relevante que existem álbuns que são lançados no Spotify com meses de antecedência ao lançamento oficial em DVD. O serviço atrai amantes da música o mundo todo e te permite utilizar de vários albuns e criar inúmeras faixas ao mesmo tempo. O serviço é um completo sucesso e possui ouvintes nas mais diversas plataformas: tv’s, computadores, celulares, consoles etc.

Outro tipo de streaming que tem recebido atenção das empresas é o de jogos eletrônicos. Recentemente, a Google divulgou seu próprio streaming de jogos, o Google Stadia. Além do suporte a vários jogos em uma plataforma online, o console prometeu ser mais poderoso que seus concorrentes juntos. A indústria dos jogos é uma das que mais cresce junto com a cinematográfica, no quesito de lucros e investimentos. Cada vez mais se torna necessária a criação de alternativas para esses serviços de streaming.

Voltando ao cenário do cinema, a Disney lançará seu streaming chamado Disney +, onde disponibilizará séries e filmes exclusivos de suas produções. Com a compra dos estúdios Fox, o Disney + ganhará material ainda mais extenso no seu catálogo. Podemos citar deles, os personagens da Marvel, como X-Men e Quarteto Fantástico, além dos direitos de várias produções famosas como Os Simpsons. Voltando a Netflix, tivemos filmes como Roma, original Netflix, concorrendo e ganhando categorias do Oscar. Alguns serviços que podemos destacar também são o HBO GO e a Amazon Prime. Com todo esse avanço, podemos constatar que o streaming é o futuro da indústria, principalmente a cinematográfica.