Por que a DC tem dificuldade em consolidar seu universo compartilhado?

0

Recentemente a DC anunciou seus planos futuros para The Batman e o reboot de Esquadrão Suicida. Porém, existe uma insegurança grande por parte dos fãs dos filmes da editora, principalmente quanto ao seu universo. Isso se deve muito ao fato de que existe uma grande inconstância nos filmes do DCEU, com histórias desconexas do universo em si. O próprio elenco do universo é inconstante, visto que não tivemos a recente saída de Ben Affleck como Batman e os rumores de que Ezra Miller não interpretará mais o Flash.

O entra e sai no elenco e a qualidade razoável dos filmes, é suficiente pra tornar o universo da DC desconexo? Então, vamos analisar alguns pontos:

Personagens não desenvolvidos

Liga da Justiça/Reprodução

A falta de existência de uma base sólida para a junção dos heróis em Liga da Justiça é evidente. De fato, teria sido muito mais interessante se antes de um filme em conjunto, cada personagem tivesse seu filme solo. Essa relação entre filme solo/conjunto é essencial para a mecânica de interação entre os heróis, visto que os diálogos de Liga da Justiça pareciam rasos e artificiais, já que não tínhamos sido apresentados aos personagens antes

Universo confuso

Mulher Maravilha/Reprodução

Tendo em vista a falta de filmes solos, chegamos em outro problema. Quando mais você adapta personagens ainda não apresentados, mais difícil fica desenvolver a história do universo e do filme. As referências de Aquaman e Mulher-Maravilha aos acontecimentos do filme da Liga, parecem forçados. Algo que deveria ser natural, como as referências do MCU, acaba sendo desnecessário.

Os cortes da Warner

Reprodução/Gravações Liga da Justiça

Isso vem irritando até mesmo os fãs da DC nos cinemas. A falta de importância dada aos diretores, em especial a liberdade que a Warner toma para fazer mudanças drásticas. O mais citado pelos fãs é o caso de Zack Snyder, diretor que teria sido impedido de expressar sua versão de Liga da Justiça e de trabalhar sua criatividade no universo DC. A substituição de Snyder por Joss Whedon foi muito criticada e apontada como o principal fracasso do filme.

Apesar dos problemas, a DC segue viva. O DC Streaming vai bem com suas séries, e os filmes ainda estão caminhando, sendo planejados. Nos resta aguardar, ver o que o futuro guarda para a DC nos cinemas e torcer pelo melhor e por filmes de qualidade.