X-Men: Fênix Negra é um fracasso total para o que representa a franquia

X-Men: Fênix Negra tenta estabelecer algo sóldo e concreto como um filme, mas acaba decepcionando em sua despedida do universo mutante da FOX

0

X-Men: Fênix Negra foi uma despedida dececionante dos heróis da FOX. Ainda mais, o filme se estabeleceu como um dos piores na crítica e avaliações da franquia. ”Ah, mas o público gostou do filme pelo menos, né?” – Também não, ao menos, é o que apresentam os números do longa. O filme arrecadou em nove dias de lançamento apenas US$ 148 milhões de doláres, o que é algo extremamente preocupante para a FOX. Como se não bastasse, o próprio diretor do filme assumiu a culpa pelo fracasso do fime:

Está claro que é um filme que não se conectou com o público que não o viu, ele não se conectou o suficiente com o público que o viu. Então é minha culpa… disse Simon Kinberg ao THR.

De fato, o filme possui vários pontos negativos dos quais poderiam ser citados o dia inteiro. Mas o objetivo desse artigo, é pontuar alguns, e explicar o por quê de X-Men: Fênix Negra ser abaixo do esperado.

Filme apressado

X-Men: Fênix Negra/Reprodução

Tudo o que envolveu o longa dos mutantes foi conduzido de forma apressada. Desde a sua produção, como sendo a última dos mutantes na FOX depois da compra da Disney, até a própria narrativa do filme. Apesar de ser uma história magnifíca em seu material original, a saga Fênix Negra já havia sido adaptada pífiamente em X-Men 3 há treze anos. Embora, o filme até consiga acertar em pontos que X-Men 3 errou, como o conflito de Jean Grey e os questionamentos de Xavier.

Genérico e sem forma

X-Men: Fênix Negra/Reprodução

O longa não parece possuir seu próprio tom. O tempo todo, o filme alterna entre momentos de tensão e piadas, ao mesmo tempo que corre com a história. Além disso, depois de todas as teorias sobre a personagem de Jessica Chaistain, no final é uma vilã genérica. Sem um pano de fundo e um objetivo certo, X-Men acaba se perdendo no seu próprio roteiro.

Marketing questionável de X-Men

X-Men: Fênix Negra/Reprodução

Todo o marketing de Fênix Negra parece ser mal elaborado. Os atos promocionais, os comerciais, trailers, tudo foi reduzido ao máximo. Com isso, temos a impressão de que o filme não foi planejado, ou de que os produtores não tiveram ideias para o marketing. Por mais que o seu filme seja ruim, se o marketing convencer, as pessoas o verão. O que, de fato, não aconteceu no filme.

Falta de personagens/cenas de impacto

X-Men: Fênix Negra/Reprodução

Com excessão das cenas já manjadas, como as do Mercúrio e do Magneto, o longa parece fugir do seu potencial. Embora não seja um dos maiores orçamentos, a FOX poderia produzir algo memorável dentro do seu limite. Porém, o que aconteceu foram cenas esquecíveis e algumas que vamos lembrar por apenas um mês e esqueceremos. O longa, diferentemente da saga das HQs, não gera impacto no seu telespectador.

Por fim, X-Men: Fênix Negra, não é o pior do gênero e está longe de ser. Os bons atores do elenco, além de relapsos de boas cenas, permitem nos dizer que o filme possui pontos positivos. Porém, os pontos positivos são totalmente engolidos pela sequência exorbitante de falhas no filme, o que ocasiona um desfecho lamentável para a franquia.

Leia também: