MIB é apenas mais uma das sequências que fracassaram na bilheteria este ano, Dark Phoenix; Godzilla: King of the Monsters e Shaft são apenas alguns na lista de filmes que tiveram uma péssima recepção este ano. E isso está começando a preocupar Hollywood.

Jeff Bock, analista da Exhibitor Relations disse: “Franquias que não aumentam a aposta ou trazem algo novo estão sofrendo terríveis destinos nas bilheterias. Não é suficiente lançar um número romano em seu filme, ou reiniciar apenas porque você pode.”

Com a chegada de novos estúdios, e a enorme frequência de lançamentos no cinema, o público tem cada vez mais opções para escolher; E entre ver algo novo e um pouco de mais do mesmo, o público prefere as novidades.

mib fracasso de publico
imagem de divulgação

“O traço comum é que esses filmes não encontraram favor para o público ou para os críticos. É um golpe duplo difícil de recuperar. Quando você tem muito conteúdo disponível em casa, precisa ter um conteúdo muito atraente para levar as pessoas aos cinemas.” Disse Paul Dergarabedian, analista sênior de mídia da Comscore.

A grande questão para os estúdios é; como tornar um filme atrativo para um novo público sem perder o público antigo. MIB tentou fazer isso ao introduzir uma personagem feminina, segundo o estúdio isso foi feito para que o filme não se torne ‘obsoleto’. Mas nem a fantástica atuação de  Tessa Thompson e a química com seu companheiro Chris Hemsworth, foram suficientes para salvar o filme, que foi chamado pela crítica de “sequência esquecível”.

Muitos atribuem o fracasso do filme a ausência de Will Smith que era a estrela dos filmes anteriores. Mas seu personagem não aparece no novo filme, porque segundo os roteiristas sua historia terminou em MIB 3.

créditos: Sony

No entanto, não é toda sequência que foi mal recebida pelo público e crítica, algumas como Vingadores: Ultimato e John Wick: Parabellum; se tornaram campeões de bilheteria. A diferença é clara. Esses filmes conseguiram entregar ao público exatamente o que queriam, além disso, deram algo novo que conseguiu atrair a todos.

Sobre isso, Bock disse: “A competição está mais acirrada do que nunca com todo o conteúdo de Streaming que vale a pena no momento; então os estúdios devem trazer seu melhor jogo no próximo verão se quiserem competir com a Disney. Caso contrário, o que aconteceu com a Fox poderia acontecer com eles em seguida.”

Nessa nova, era os estúdios de cinema precisam aprender a tornar seus conteúdos mais atraentes; para conseguir se manter de pé em um mercado cada dia mais competitivo.

Fonte: Variety