O Curioso Caso de Benjamin Button é um filme primoroso e clássico. O impecável longa de David Fincher foi ganhador de três Oscar’s e três BAFTA’s, além de demonstrar toda sua profundidade ao público.

Os personagens e o elenco

O elenco do filme dispensa apresentações. Temos Brad Pitt, Cate Blanchett, Tilda SwintonTaraji P. HensonJason Flemyng e Jared Harris. Certamente, era de se esperar atuações de alto nível e assim foi. A história gira em torno de Benjamin Button (Brad Pitt), um caso incomum e curioso na vida humana. Ele nasce velho e muito enfermo, e ao passar do tempo, rejuvenesce até à sua fase de bebê. Então, Button tem que lidar com perdas durante sua vida e a sua trajetória incomum o faz refletir sobre a importância de viver.

O valor da vida

Benjamin Button acaba conhecendo Daisy (Cate Blanchett), que é uma menina quando ainda vai visita-lo no asilo em que mora.Posteriormente, alguns anos depois, Button está bem mais novo e Daisy mais velha. O relacionamento amoroso entre os dois se desenvolve, e é um dos pontos mais altos do filme (dentre vários).

Ademais, conforme a história vai passando, Benjamin fica receoso quando Daisy fica grávida, pois seu curso de vida acabaria por atrapalhar no curso do aprendizado da criança. Contudo, Daisy entende, e Button deixa todas suas economias para a mulher e a filha. Tempos depois, o casal se reecontra com Button adolescente e Daisy já idosa, percebendo que foi uma decisão sábia de se tomar. Então, o tempo passa, até que Daisy acha Button em um prédio, com o rapaz com quase dez anos de idade não raciocinando muito bem, e acaba por ficar lá com ele. Ela passa o tempo com ele até seu último minuto, quando ele já bebê, olha para sua amada e fecha os olhos.

Aspectos gerais

A fotografia do filme, a direção e os diálogos dignos de aplausos, nos remetem à passagem de tempo. Assim, o filme te faz pensar o tempo todo o quão importante é tomar decisões, mesmo que sejam difíceis, e saber viver com isso. O importante não é se vamos viver muito ou pouco, e sim o que fazemos que faz nossa vida valer a pena.