O conteúdo destes 5 filmes pode incomodar algumas pessoas.

Não é novidade que Hollywood está há algum tempo presa em um limbo criativo; a esmagadora maioria dos grandes filmes lançados recentemente segue uma fórmula que repete o que já foi testado e validado por filmes anteriores. Computação gráfica exagerada, remakes, adaptações de livros sem qualquer personalidade e sequências desnecessárias são alguns dos sintomas dessa fase. Nesse ambiente de produções insípidas e repetitivas, é pouco provável que algum gênero sofra mais do que o terror.

A chatice em forma de boneca

Seja sincero, qual foi a última vez em que você foi ao cinema, ou mesmo viu um filme de terror em casa, e ficou com medo? Qual a última vez em que o que estava na tela te perturbou, te tirou o sono? Você se lembra de ter assistido a um filme desse gênero, recentemente, durante o qual não pensou “Vai dar susto em 3, 2, 1…”? Imagino que a resposta seja não. O terror deixou de ser um meio de questionar nossas crenças para se tornar um gênero caça-níquel, sem qualquer paixão, ou mais importante, sem qualquer assombro.

Pensando nesse cenário (e nas pessoas que dentro dele alegam não terem medo de filme algum), listamos aqui 5 filmes de terror pouco conhecidos que vão testar a sua coragem.

5O Segredo do Lago Mungo

Esse filme australiano de 2008 conta a história de uma família que tenta se conformar com a morte da filha, Alice Palmer, que se afogou num lago local. Depois de reconhecer o corpo, não demora até que a família comece a ter experiências sobrenaturais, especialmente envolvendo a aparição de Alice em fotos e vídeos feitos na região onde moram, como se ela buscasse revelar a verdade sobre a sua morte. O filme foi exibido em apenas três países e é aclamado pela crítica mundial.

4They Look Like People

They Look Like People é um caso curioso. O filme foi escrito, produzido, dirigido, filmado e editado pela mesma pessoa, Perry Blackshear. Trata-se da história de um homem que acredita que o mundo está sendo secretamente tomado por criaturas malignas que imitam a forma humana. Paranoico e instável, o protagonista começa a questionar se seus amigos são quem aparentam.

3As Fitas de Poughkeepsie

Um filme que foi banido em todo o mundo durante 10 anos e só começou a ser oficialmente distribuído em 2017, através de DVD e Blu-Ray e é provavelmente o título mais perturbador da lista. O longa segue o formato de pseudodocumentário, mostrando que após invadir uma casa em Poughkeepsie, a polícia de Nova York descobriu 800 fitas cassete contendo imagens de uma década de torturas e assassinatos cometidos por um serial killer desconhecido. Uma investigação federal imediatamente se instala, forçando equipes da polícia a assistirem a todo o material em busca de informações sobre as vítimas, além do paradeiro e da identidade do assassino. Apesar de ser apenas um produto de ficção, o realismo do filme certamente incomodará os mais sensíveis.

2Eles

Da série “crianças me assustam”. Lançado em 2006, Eles mostra um casal francês, Clémentine e Lucas, que vive na Romênia em uma casa tranquila afastada da cidade. Ele escreve, ela da aulas de francês e tudo vai bem, até que em uma noite Clémentine ouve barulhos no andar de baixo de sua casa e pede para o marido investigar aquilo que se mostrará o início de um sádico e gratuito ataque aos dois. O maior diferencial do filme é, sem dúvidas, o final, que não recorre a clichês para chocar e angustiar o público.

1Água Negra

Não existe terror como o terror asiático. Talvez pensemos isso pela distância entre as culturas, que nos priva de qualquer familiaridade temática ou imagética, talvez o povo oriental tenha descoberto a fórmula do medo e não tenha revelado ao resto do mundo. Quem sabe? O fato é que o impacto é muito maior quando vem de lá. Uma das provas disso é Água Negra, um filme japonês de 2002. Como se trata de uma experiência baseada na descoberta, vamos comentar apenas o básico: Yoshimi Matsubara é uma mãe recentemente divorciada que se muda com sua filha para um apartamento a princípio perfeito, mas que aos poucos se mostra irremediavelmente problemático, especialmente por conta de uma goteira que aparece repentinamente, trazendo consigo acontecimentos assustadores.

O filme foi refeito em 2005 nos Estados Unidos, mas essa versão você pode ignorar.

> Veja também: Reboot de Scream muda de emissora e já tem data

E aqui concluímos essa lista, que com sorte mostrará que para cada filme genérico, existem pelo menos 5 filmes originais esperando para serem vistos. E você, conhece algum filme digno de pesadelos que tenha passado despercebido pela maioria das pessoas?