A terceira temporada temporada de Stranger Things já se consolidou como um sucesso recordista. E não é pra menos; diversos pontos fracos da temporada anterior foram corrigidos e alguns erros, inclusive, usados a favor da nova aventura. Esse resultado foi atingido sem a necessidade de abandonar a fórmula nostálgica de Stranger Things.

Stranger Things
Netflix

Diversas referências, músicas e inspirações claras do século passado estão presentes nessa nova temporada, enriquecendo ainda mais o universo da série. Enquanto bebe sutilmente de algumas fontes, o roteiro deixa claras duas grandes influências à história que contou esse ano.

Invasores de Corpos (1978)

A primeira é o clássico aterrorizante de 1978, Invasores de Corpos. O filme segue o estilo thriller de paranoia, também conhecido como “não confie em ninguém”. O enredo narra uma invasão alienígena silenciosa, onde uma a uma as pessoas têm seus corpos tomados por uma raça que busca dominar o planeta. Entretanto, o protagonista Matthew Bennell se da conta do que está acontecendo e precisa fugir com seus amigos, sem deixar transparecer ao resto da cidade que eles não fazem parte da multidão de fantoches. Soa familiar?

Stranger Things

Tanto na série quanto no filme, quem tem seu corpo tomado é instruído a recrutar mais vítimas para o exército dos monstros. A obra de 1978, no entanto, tem um tom sufocante e aquele que é considerado um dos finais mais chocantes da história do cinema.

Amanhecer Violento (1984)

Esse é o filme no qual se baseia o arco dos russos malvados, protagonizado por Steve e Dustin. A história segue um grupo de adolescentes que consegue fugir de uma invasão soviética ao estado do Colorado. Refugiados em uma floresta, os jovens se organizam para combater as tropas invasoras. Novamente, soa familiar?

Stranger Things

A inspiração aqui é tão clara que até mesmo Dustin, no quinto episódio, cita o filme.

Esses filmes não só inspiraram a temporada, como também construíram o chão pelo qual ela caminha. Ambos representam ótimas experiências que marcaram época, criaram gêneros e merecem ser vistas, seja você um cinéfilo ávido ou simplesmente alguém que gosta de coisas estranhas.