Já passou da hora de valorizarmos mais os dubladores nacionais

0

A dublagem brasileira de filmes, séries e animações é uma das melhores. São tantos dubladores, tantas vozes diferentes e timbres inigualáveis que não dá nem pra citar todos. Embora, estes profissionais estejam presentes, a sua devida valorização está em falta em território nacional. Ademais, o trabalho de um dublador é árduo, e deve ser valorizado e exaltado como tal. As vozes dos personagens que amamos não seria a mesma sem eles, então vamos listar alguns dubladores que valem a pena ser acompanhados!

Wendel Bezerra

Wendel Bezerra

Um dublador bastante conhecido e mais famoso por duas vozes: a de Bob Esponja e a do Goku de DragonBall Z! Mas se você pensa que o trabalho incrível de Wendel se resume à estes dois personagens, você está totalmente errado. O dublador já dublou outras vozes em varios animes e animações, tais como Jackie Chan, Pain em Naruto e Sanji de One Piece. Ele também faz algumas vozes no jogo eletrônico League of Legends.

Marco Ribeiro

Resultado de imagem para marco ribeiro
Marco Ribeiro

Dono de uma voz vibrante, Marco Ribeiro está presente nas dublagens de Robert Downey Jr (Homem de Ferro), Tom Hanks (Woody) e Jim Carrey. Ademais, ele também é dono da voz de Michael Kyle, no seriado Eu, a Patroa e as Crianças.

Jorge Lucas

Jorge Lucas como ator

O dublador das vozes de Vin Diesel e Ben Affleck nos cinemas. Além de ser a voz inigualável de Charlie Sheen no seriado Dois Homens e Meio.

Orlando Drummond

Orlando Drummond

Prestes a completar 100 anos de idade, Drummond é um dublador espetacular. Famoso por sua participação na Escolinha do Professor Raimundo, ele dublou personagens como: Scooby Doo, Alf (ETeimoso), Popeye, Vingador (Caverna do Dragão) etc.

Márcio Simões

Márcio Simões

Um exímio dublador, sem mais. Márcio Simões é responsável pelas incríveis vozes de: Samuel L. Jackson, Will Smith, Morgan Freeman, Patolino, Frajola e do Coringa de Heath Ledger e das animações. Ainda temos a dublagem do Gênio de Aladdin, que curiosamente veio a ser interpretado por Will Smith nos cinemas.

Garcia Júnior

Garcia Júnior

Garcia Júnior é especialista no assunto. Ele dublou os personagens: He-Man, Pica-Pau, Simba (O Rei Leão) etc. Além disso, o dublador é a principal voz de Arnold Schwarzenegger no Brasil.

Cláudio Galvan

Cláudio Galvan

Ele é um dos principais da dublagem Disney no Brasil. Dublando personagens como Pato Donald e Ursinho Pooh, Cláudio Galvan é um dos nomes mais importantes da dublagem nacional.

Mabel Cezar

Mabel Cezar

A incrível voz de Mabel Cezar é responsável por vários personagens, dentre os mais conhecidos, temos a Minnie, Jessie de Toy Story, Jay Kyle de Eu, A Patroa e as Crianças, Winnie Pica-Pau etc.

Luiz Sérgio Vieira

Luiz Sérgio Vieira

Sempre surpreendente em seus trabalhos, Luiz dublou grandes personagens tais como: Tai de Digimon Adventure, o herói Super Choque, e Du de Du, Dudu e Edu.

Márcio Seixas

Márcio Seixas

Márcio Seixas talvez tenha uma das vozes mais conhecidas dentre os dubladores. Inconfundível, seu trabalho como dublador é incrível e digno de aplausos. Dublou personagens como: Batman nas animações, a principal voz de Leslie Nielsen e Spok de Star Trek.

NOTA: Apesar de seu talento como dublador ser indiscutível, o Cinerama não apoia quaisquer das supostas declarações feitas pelo dublador no Dossiê Márcio Seixas.

Miriam Ficher

Miriam Ficher

Miriam Ficher é um grande destaque da dublagem nacional. Dubla as atrizes Christina Applegate, Drew BarrymoreAngelina JolieJodie FosterNicole KidmanUma Thurman, Winona Ryder, Juliette Lewis ,Meg RyanChantal Andere, Edith Márquez , Patrícia Navidad, entre outras na maioria de seus filmes. Ademais, ela também dubla inúmeras animações, séries e novelas mexicanas.

Charles Emmanuel

Charles Emmanuel

O jovem Charles Emmanuel está no Hall da Fama dos dubladores brasileiros. Ele dublou Rony Weasley da série Harry Potter, Ben Tennyson na franquia Ben 10, Rigby da série animada Apenas um Show, Mutano de Jovens Titãs e Tenma de Pégaso de Os Cavaleiros do Zodíaco: The Lost Canvas. Além disso, ele é o atual dublador do Flash no universo DC Films.

Manolo Rey

Manolo Rey

Manolo Rey tem o dom da dublagem no sangue. É o dublador de Michael J. Fox, além de ter dublado Tobey Maguire na trilogia do Homem-Aranha. Também dubla Will Smith no seriado Um Maluco no Pedaço, séries do Sonic e o Robin de Ba Manolo é mais conhecido por ser o dublador oficial do ator Michael J. Fox, além de dublar Tobey Maguire na trilogia de filmes de Homem-Aranha dirigidos por Sam Raimi, Will Smith na série Um Maluco no Pedaço, séries do Sonic , o Robin em Batman & RobinBatman Eternamente e o Gaguinho da Turma do Perna Longa.

Alexandre Moreno

Alexandre Moreno

Ícone da dublagem, Alexandre Moreno é responsável pelas vozes de: Pernalonga, Adam Sandler, Alex em Madagascar, Drácula em Hotel Transilvânia e muitos outros.

Úrsula Bezerra

Úrsula Bezerra

Assim como seu irmão Wendel Bezerra, Úrsula tem talento pra dar e vender na dublagem. Ela faz as vozes de ninguém menos que o jovem Goku de Dragon Ball e Naruto em animação de mesmo nome.

Isaac Bardavid

Isaac Bardavid

Outro incrível figura, Isaac Bardavid é a voz oficial de Wolverine, do Esqueleto de He-Man, Tigrão em Ursinho Pooh e Freddy Krueger.

José Santa Cruz

José Santa Cruz

Sempre excelente, José Santa Cruz dá voz ao Magneto dos X-Men (filmes e animações) Hagrid em Harry Potter, J. Jonah Jameson nos filmes do Homem Aranha de Sam Raimi, e Dino em Família Dinossauro.

Guilherme Briggs

Guilherme Briggs

O mestre da dublagem, uma unanimidade em todas as listas e todos os textos que falam sobre dublagem nacional. Guilherme Briggs é uma lenda no meio e não é por menos; o dublador faz as vozes de: Freakazoid, Buzz Lightyear em Toy Story, Cosmo em Os Padrinhos Mágicos, Hawk Moth em Miraculous, Optimus Prime em Transformers, Superman (filmes e animações), Samurai Jack em Samurai Jack, Mickey (desde 2009), Grinch, Rei Julien (Madagascar) entre vários outros. Ufa!

Menções honrosas

Alguns dubladores ficarão de fora da nossa lista, apesar de seus excelentes trabalhos. Contudo, não poderíamos deixar de destacar todos eles e dar créditos aos já falecidos Waldyr Sant’anna (Homer e Eddie Murphy) e Caio César (Harry Potter).

Enfim, o dever de todos que são apreciadores da sétima arte e de todo tipo de entretenimento é valorizar nossa dublagem. Eles podem não ser perfeitos, mas são pessoas incriveis e que dão suas vozes em prol de grandes personagens. A dublagem brasileira pode ser considerada uma das melhores do mundo, e devemos reconhecer isso.