A cena em que a personagem interpretada por Katherine Langford, tira a própria vida não está mais disponível na Netflix.

creditos: Netflix

Em um comunicado oficial, a Netflix disse: “Nós ouvimos de muitos jovens que os 13 porquês, os encorajaram a iniciar conversas sobre questões difíceis como depressão e suicídio e obter ajuda; muitas vezes pela primeira vez.

creditos: Netflix

À medida que nos preparamos para a terceira temporada, ainda neste verão, estamos atentos ao debate em andamento em torno do programa. Assim, a conselho de especialistas médicos; decidimos com o criador Brian Yorkey e os produtores, editarmos a cena em que Hannah tira a própria vida da primeira temporada.”

creditos: Netflix

A cena original, com quase três minutos de duração, mostra Hannah tirando a própria vida em uma banheira. Na nova versão, a cena de suicídio foi retirada. Hannah é mostrada avaliando sua vida e em sequência mostra a reação de seus pais ao descobrir seu suicídio. Não há mais nenhuma representação da personagem levando uma lâmina de barbear para seus pulsos e as conseqüências imediatas. 

creditos: Netflix

A medida atraiu apoio das instituições: Associação Americana de Suicidologia; Fundação Americana para Prevenção ao Suicídio; Associação Americana de Conselheiros Escolares, da Dra. Helen Hsu da Universidade de Stanford, do grupo de defesa Mental Health America, do Trevor Project e da Dra. Rebecca Hedrick do Cedars.

creditos: Netflix

As associações disseram: “Apoiamos a decisão de editar a cena em que Hannah tira a própria vida em Os 13 porquês. Tem havido muito debate sobre a série na comunidade médica. Mas esta mudança positiva irá garantir que a serie continue a incentivar a conversa sobre saúde mental e prevenção do suicídio. Ao mesmo tempo em que evita o risco de influenciar os espectadores adolescentes mais vulneráveis​​”.

creditos: Netflix

13 Reasons Why, da Paramount Television é baseado no romance para jovens adultos de mesmo nome de Jay Asher.

Fonte: THR