O ator holandês que interpretou Roy Batty em Blade Runner em 1982, morreu. Ele tinha 75 anos. Hauer morreu na sexta-feira em sua casa na Holanda devido a uma doença não revelada, disse seu agente, Steve Kenis, ao  The Hollywood Reporter. A família não queria divulgar a noticia até o funeral que foi realizado nesta quarta-feira.

Rutger Hauer

“Ele era um homem maravilhoso e ótimo ator”, disse Kenis.

Rutger Oelsen Hauer nasceu em 23 de janeiro de 1944, em Breukelen, ao sul de Amsterdã; ele era filho de atores. Ele começou sua carreira em 1969 na série de TV holandesa Floris , dirigida pelo compatriota e diretor Paul Verhoeven, que então o escalou em Turkish Delight (1973) e Soldier of Orange (1977)

Rutger

Mas a sua fama veio ao interpretar Batty, com seu discurso improvisado em Blade Runner. “Rutger leu aquele discurso e continuou com algumas falas sobre lembranças na chuva. E então ele olhou para mim como um garotinho travesso, como se estivesse checando ver se o escritor ia ficar chateado, não deixei transparecer que estava chateado, mas na época, fiquei um pouco chateado e ameaçado por isso.Mais tarde, vendo o filme, foi uma contribuição brilhante de Rutger, essa linha sobre as lágrimas na chuva. É absolutamente lindo.” disse o co-roteirista David Webb Peoples.

Rutger deixa a sua esposa Ineke; com quem esteve casado desde 1985. e a filha Aysha Hauer.