Quentin Tarantino adora colocar muitas referências seja de suas outras obras, filmes ou citações famosas. Não é diferente em Era Uma Vez em Hollywood, por ser um filme mais cultural pop e não ter tanta violência e derramamento de sangue, o longa é brilhante.

Confira algumas referências:

Bastardos Inglórios

Uma referência em dobro! Quando acompanhamos a passagem de Rick Dalton pela Itália, a narração afirma que ele trabalhou no filme Operação Dyno-Mite!, do cineasta italiano Antonio Margheriti. De fato, o diretor existiu e provavelmente você fã dos filmes do Tarantino vai lembrar da cena de Bastardos Inglórios quando Donny tentou pronunciar o nome italiano no disfarce.

Bastardos Inglórios gif referência a Era Uma Vez em Hollywood

Fora aquela referência existe essa que já estava presente no trailer quando Rick faz um personagem dizendo “Queimem, seus nazistas desgraçados!” nos remete a lembrar da cena do cinema queimando os nazistas e explodindo tudo – historicamente seria ótimo se terminasse assim.

Red Apple

A marca de cigarro fictícia querida Red Apple aparecendo sempre e, vemos na cena pós-créditos onde Rick Dalton grava um comercial de cigarros, sendo obrigado a tragar o Apple.

À Prova de Morte

Kurt Russel em Era Uma Vez em Hollywood

Piada interna para os fãs de Quentin Tarantino é a participação de Kurt Russell. O ator interpreta um dublê chamado Randy, o que não deixa de ser uma referência ao fato de que viveu o temível Dublê Mike em À Prova de Morte – irmãos gêmeos?

A morte misteriosa de Natalie Wood

Referência

A partir do momento que conhecemos o motivo de Cliff Booth ser o repudiado na indústria – ser conhecido como o cara que matou sua própria mulher. Temos um flashback onde Cliff e sua esposa estão em um barco, e o dublê segura um arpão enquanto ela o provoca.

A morte foi inspirada na da atriz Natalie Wood onde misteriosamente se afagou numa viagem com o esposo, Robert Wagner. As circunstâncias não ficaram esclarecidas e, Era Uma Vez em Hollywood relembra o fato.

Arma Secreta contra Matt Helm

Margot Robbie em Era Uma Vez em Hollywood

A cena envolvente de Sharon Tate indo ao cinema assistir Arma Secreta contra Matt Helm (The Wrecking Crew).

The F.B.I

Leonardo DiCaprio/ The F.B.I

Um jogo em fazer DiCaprio estar em filmes antigos, no filme seu personagem Rick participa do episódio de The F.B.I. Tarantino recriou diversas cenas estrelado por Burt Reynolds, que foi uma das inspirações e, que estava no filme antes de falecer.

Era Uma Vez em Hollywood merece ser aclamado como uma obra cultural brilhante dirigida por Quentin Tarantino.