Segundo os dados oficiais da filme B; o filme que continua a saga de Edir macedo é um sucesso no Brasil superando outros filmes, como o clássicos da Disney, o rei leão. Os ingressos estão esgotados, e pessoas estão voltando ao cinema para assistir a continuação desta emocionante história.

cena de divulgação

Só na abertura, mais de um milhão de ingressos foram vendidos, o que torna ‘nada a perder 2′  a maior estreia nacional deste ano. Os jornais ligados a emissora do bispo; estão constantemente mostrando as filas lotadas de fiéis que estão prontos para se emocionar com esta linda história.

Mas a realidade pode ser bem diferente do que é mostrado na tv. O mesmo problema criado no primeiro filme se repete neste. Ingressos esgotados porém; salas vazias, repórteres do Estadão relataram que foram em dias diferentes ao cinema e se depararam com o mesmo cenário do ultimo filme; As salas estavam quase desertas.

cena de divulgação

 Repórteres de outros jornais relataram situações semelhantes a essas. Então, nada a perder 2 é ou não um sucesso?

Na época do lançamento do primeiro filme; reportagens da folha relataram que muitos dos quais estavam de fato indo ao cinema havia ganho o ingressos em suas igrejas. E mesmo recebendo os ingressos de graça muitos não fizeram questão de ir até lá o que causou o efeito de ingressos esgotados e salas vazias.

cena de divulgação

Para a sequência do longa, a igreja adotou o mesmo método de atuação; Estão distribuindo gratuitamente para os fiéis os ingressos em seus respectivos templos. Em alguns cinemas, membros da igreja estão distribuindo os ingressos na porta das bilheterias.

Doar ingressos não é ilegal, e podemos até dizer que é uma prática nobre da parte do bispo; porém este ato mascara os números reais do sucesso que o filme poderia ter.

 Nada a Perder 2 chega aos cinemas sem grandes expectativas quanto ao resultado artístico. O primeiro filme se concentrou na formação de Edir Macedo como pessoa, já a sequência foca na sua vocação religiosa.

cena de divulgação

O filme traz um olhar ideológico que chega a endeusar a figura do bispo como alguém protegido por Deus, que segue os passos de cristo. Membros da igreja são mostrados como pessoas odiadas pelo povo apenas por ser fiéis da universal. A ideia do filme em geral é mostrar o bispo e seus aliados como enviados de Deus e guiados pelo espírito santo enquanto qualquer um que se opõe a ele são aliados ou enviados pelo inimigo.

Em resumo o filme tenta provar que mesmo tendo feito tudo que fez, e enfrentando tantas perseguições. Se Edir ainda consegue arrastar multidões por onde passa, isso significa que Deus o escolheu. O filme de fato é cotado para aqueles que estão ganhando os ingressos, os fiéis que confiam em Edir Macedo como li der espiritual.

Fonte: tribuna, olharonline, Folha