Leonardo DiCaprio, sempre envolvido em causas sociais e assuntos relacionados a preservação do meio ambiente, decidiu doar US$5 milhões para ajudar a combater os incêndios na Amazônia. 

O ator divulgou a informação na noite de domingo (25), em suas redes sociais e utilizou imagens das queimadas no território brasileiro, sendo compartilhadas pela organização Earth Alliance, fundada por Dicaprio e os filantrópicos Laurene Powell e Brian Sheth. Além disso foi lançado o “Fundo da Floresta Amazônica”, onde outras pessoas podem conhecer o projeto ou colaborar com doações, na finalidade de reparar os danos causados a floresta.

Leonardo tem utilizado seu Instagram para abordar sobre o assunto das queimadas no Brasil, desde da última quinta-feira (22). De acordo com uma de suas postagens ele se diz estar preocupado com a Amazônia e o bem-estar dos povos indígenas.

“Estamos profundamente preocupados com a atual crise na Amazônia, que destaca o delicado equilíbrio do clima, da biodiversidade e do bem-estar dos povos indígenas”, escreveu. 

Já o comunicado da organização Earth Alliance disse que “está comprometida em ajudar a proteger o mundo natural”, confira;

“#Regram #RG @earthalliance #EarthAlliance, lançado em julho por @LeonardoDiCaprio, Laurene Powell Jobs e Brian Sheth, formou um Fundo Florestal da Amazônia de emergência com um compromisso de US $ 5 milhões para concentrar recursos essenciais para comunidades indígenas e outros parceiros locais que trabalham para proteger a biodiversidade que sustenta a vida da Amazônia contra o surto de incêndios atualmente queimando em toda a região. 100% de sua doação irá para parceiros que estão trabalhando no local para proteger a Amazônia. A Earth Alliance está comprometida em ajudar a proteger o mundo natural. Estamos profundamente preocupados com a atual crise na Amazônia, que destaca o delicado equilíbrio do clima, da biodiversidade e do bem-estar dos povos indígenas”. Para saber mais ou doar, por favor visite ealliance.org/amazonfund”

(foto: reprodução da internet)

Dados sobre as queimadas:

Na Amazônia segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), responsável pelo monitoramento de focos de incêndio via satélite. Relatou que na última sexta (23), foram localizados 31.375 focos de incêndio, somente no mês de agosto.

Entre os estados brasileiros estão Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Veja também: 5 filmes sobre desastres ambientais na Terra para você assistir