Sejam bem-vindos a mais uma edição de nossas dicas semanais. Todas as terças você confere aqui no site uma seleção de filmes e seriados escolhidos a dedo para que você não precise perder uma temporada da sua vida apenas escolhendo ao que assistir.

Na semana passada listamos cinco curtas essenciais para quem pretende fazer cinema. Hoje vamos conferir quatro filmes que vão desafiar a sua mente e dar um nó no seu cérebro.

O Homem Duplicado

Baseado no livro homônimo de José Saramago, o filme conta a história de Adam, um professor de história que leva uma vida monótona até descobrir Anthony, um ator pouco conhecido mas fisicamente idêntico a ele. Logo, Adam cria uma obsessão com seu sósia, e passa a persegui-lo em busca de respostas. O conceito do filme é simples. Todos criamos, automaticamente, três teorias:

  • Eles são gêmeos.
  • Eles são clones.
  • Um deles não existe.

Entretanto, nenhuma das teorias se concretiza. Ao invés disso, descobrimos metáforas sobre aranhas, mulheres e uma trama que quando parece fazer sentido, se contorce para confundir o espectador.

Pi 

O filme gira em torno de Max, um gênio matemático. Max construiu um supercomputador capaz de identificar padrões na natureza, o mostrando que todos os eventos se repetem após um determinado período. Logo, ele compreende a existência da vida na Terra e descobre o que acontecerá na bolsa de valores, tornando-se alvo de representantes de Wall Street e de uma seita que quer decifrar os mistérios do Torá. 

Max enxerga a realidade de forma distorcida e por si só complica o entendimento da trama. Além dele, a fotografia sofre uma diminuição gradual e enlouquecedora de contraste, ou seja, em certos momentos você vai estar se perguntando se o que está acontecendo com Max é real e o se o que está vendo na tela é o que parece.

Coherence

Durante um jantar, oito amigos comentam sobre um cometa que passará pela Terra, e sobre os rumores de que o corpo celeste traria mudanças ao comportamento das pessoas. A conversa se desenrola tranquilamente, até que a energia elétrica da casa acaba e ao procurar ajuda, os convidados descobrem que há outra casa exatamente igual e com as mesmas pessoas no outro lado da rua. Sem saber o que fazer, os resta apenas testar a coerência da realidade em que estão.

Coherence é extremamente detalhista e brinca com a percepção do público, exigindo toda a sua atenção. Com produção simples e roteiro inteligente, o filme nos compele a criar teorias sobre os acontecimentos e montar um verdadeiro quebra-cabeça científico.

Primer

Um grupo de amigos está desenvolvendo uma máquina que reduz o peso de objetos anulando a ação da gravidade. Dois desses amigos acabam descobrindo a viagem no tempo e resolvem esconder a descoberta de seus companheiros, usando-a para lucrar com especulação financeira. O plano dos dois logo foge do controle, e eles se veem em meio a diversas linhas temporais que sequer deveriam existir.

O roteiro de Primer não deixa qualquer brecha para interpretações pessoais. Apenas o caminho da lógica é o verdadeiro. Contudo, lógica e viagem no tempo não se dão muito bem, tornando o entendimento um verdadeiro desafio.

Enfim, essas são as dicas que temos pra hoje, lembrando que terça que vem tem mais. Até lá!