Coringa” ainda nem estreou no circuito mundial e já vem promovendo diversas polêmicas e debates pelas redes. Nesta sexta (20), o ator Joaquim Phoenix (“Her“), que interpreta o psicopata no longa, deixou uma entrevista organizada pelo The Telegraph após ser surpreendido por uma pergunta polêmica.

Um jornalista questionou o ator sobre a influência que o filme pode ter nas pessoas, perguntando se ele “estava preocupado acerca da possibilidade do filme acabar inspirando o tipo de pessoa que ele retrata, com potencial para resultados trágicos“. Phoenix se sentiu visivelmente perturbado pela pergunta e respondeu: “Por quê você…? Não.. não…“. Depois disso, ele se levantou e deixou a sala de entrevistas.

Após uma hora, o ator retornou e decidiu explicar sua réplica, questionando os presentes acerca de qual resposta inteligente ele poderia ter dado ao jornalista. Phoenix também afirmou que a questão nunca havia nem passado pela sua mente.

“Coringa“. Warner Bros Pictures.

O longa tem sido alvo de diversas polêmicas nas últimas semanas, com acusações de que é irresponsável e tóxico. Stephanie Zacharek, jornalista da revista Times, acusou o filme de agressivo e diversas pessoas o descreveram como alinhado a chamada cultura “incel”.

Incel se refere a um grupo de indivíduos, geralmente homens e heterossexuais, que se sentem impossibilitados de encontrar parceiros sexuais, gerando ressentimento e até certos discursos de ódio.

Apesar de toda a tensão envolvendo seu pré-lançamento, o filme foi aclamado por diversos sites como The Hollywood Reporter, Variety e The Guardian, além de ter conquistado o Leão de Ouro no festival de Veneza, após oito minutos de aplausos e grande euforia por parte da crítica e público.

Coringa” tem direção de Todd Phillips (“Se Beber, Não Case“) e estreia no Brasil marcada para 03 de outubro. O longa pretende instaurar um nova linha de filmes feitos pela DC Comics, com caráter mais sombrio e realista, não estando alinhados diretamente aos quadrinhos ou a um universo cinematográfico especifico.

Fonte: The Telegraph