Crítica | Fratura, o filme faz bom uso da dúvida

0

Filmes de terror com grandes surpresas no final são sempre bem-vindos, e Fratura conseguiu chegar lá. Vejamos.

O roteiro

O filme conta a história de um casal em crise que está indo acompanhado da filha passar o Dia de Ação de Graças na casa da mãe da esposa. Incidentes acontecem no meio do caminho, a menina precisa ser levada para um hospital, lá, ela e a mãe desaparecem. Pronto, esse é o nosso filme.

Diferente de alguns outros filmes que eu venho fazendo críticas nas últimas semanas, Fratura é o tipo de entretenimento que exige paciência e até certo comprometimento do espectador.

Você precisa prestar atenção especial ao que acontece, sobretudo aos detalhes. Pois, a narrativa é construída em algumas camadas, a camada “real”, do que poderia realmente estar se passando, e a camada interna da mente do pai em busca da família.

Não dá para negar que em alguns momentos você vai precisar aceitar certas facilitações narrativas. Pelo menos umas duas vezes eu me peguei pensando: “Mas, será que isso seria assim tão fácil?”.

Essas quebras de imersão não são enormes e não estragarão a experiência geral. Apenas servem para lembrar que o filme é… comum. Não excepcional.

FRACTURED (2019) / Netflix

O que o filme faz de melhor

Pensando nas partes boas do filme, Brad Anderson fez uma direção competente. Se você quiser conhecer outro trabalho do diretor eu indico o “ The Machinist” com Christian Bale no elenco.

A direção consistente de Fratura joga com a dúvida, fazendo o público questionar a todo momento se o que o personagem está vivendo é real ou não. Ele conseguiu fazer isso com o uso de câmeras na mão, também efeitos de zoom in e zoom out, além de utilizar a iluminação para acentuar a atmosfera; todos esses elementos combinados trazem sensações de confusão.

Fratura poderia ter fugido da ação e mergulhado mais nas questões psicológicas

Para mim, o filme pecou bastante na escolha do elenco, Sam Worthington é o protagonista e o pai atormentando pela perda da filha e da esposa. Esse ator esteve em Avatar, Terminator, Fúria de Titãs, para dizer alguns, em todos eles ele protagonizou papéis de machões, guerreiros, do tipo homem-com-uma-arma-contra-o-mundo.

Para Fratura seria melhor encontrar um ator com menor imposição física, com trejeitos mais puxados para o psicótico, ampliando o desconforto e a dúvida do público.

O ator está tão caracterizado nos papéis anteriores que, as cenas em Fratura onde ele precisa carregar uma arma e ser o “soldado”, são claramente as cenas onde ele tem maior conforto em atuar.

FRACTURED (2019) / Netflix

Aí está o segundo grande ponto negativo do filme

Enquanto Fratura se manteve no suspense, nas dúvidas, no jogo psicológico, brincando com a mente do personagem e do público, a nota estava alta. Quando o filme entra em um terreno de ação, com luzes piscando, protagonista armado se escondendo em corredores, bem aos moldes de uma “Missão”, a narrativa perde força drasticamente.

Também são nesses momentos que a suspensão da realidade mostra problemas, você se pega questionando: “tá, eles estão trocando socos ai, mas não dava para ninguém do lado de fora ouvir?” ou “hum, tá, mas ele já esteve aí umas 5 vezes, será que ninguém anotou a placa do carro?”

São pequenos desleixos que atrapalham.

No fim, se você tem paciência para ver um filme de suspense, Fratura será uma escolha segura. O final do filme é agradável, brinca com as suas expectativas e, tirando erros grosseiros, dá para assistir até o desfecho sem maiores problemas.

Aviso final

Esse redator também é escritor: estou completamente mergulhado no cenário de terror, sendo assim, peço que vocês leitores me deem dicas de filmes que gostariam de ver uma crítica aqui na página, deixa um comentário aí no Facebook.

Caso gostem de ler histórias de terror, também tenho dois livros lançados no site da Amazon, vou deixar os links aqui no artigo. Aqui e aqui.

Obrigado pela leitura.

Abaixo o Trailer do filme

60%
Awesome

Apesar dos momentos de descrença, o diretor conseguiu manter a história nos eixos e você vai conseguir aguardar pelas surpresas até o final.

  • Nota