Série ‘South Park’ é acusada de transfobia

0

South Park é um seriado que permanece no ar com 23 temporadas, sendo reconhecido principalmente por sua piadas ácidas na maioria de suas cenas, porém o sétimo episódio da 23ª temporada disponibilizado no último quarta-feira (13), intitulado como “Board Girls”, causou um certo desconforto para alguns ativistas e telespectadores do seriado ao zombar de atletas trans.

Alguns internautas chegaram a subir uma hashtag sobre o assunto que alcançou a 20ª posição entre os assuntos mais comentados pelos usuários da rede social.

O caso deu início após a exibição do episódio citado acima em que expõe duas mulheres transsexuais e ambas são entrevistadas por um apresentador, porém elas possuem aparências diferentes. A personagem Hearther Swanson é desenhada pelos criadores com músculos, óculos de sol e chapéu de caubói e barba no seriado animado, já Strong Woman possui curvas, cabelo longo loiro e veste short e top de corridas.

Durante a cena Swanson está pronta para competir, quando é questionada pelo apresentador de esportes sobre sua transição que teve início apenas “há duas semanas”, em seguida ela responde que não estava ali para falar sobre o assunto.

“Eu nem consigo te dizer o quanto eu me sinto livre. Agora que estou competindo como mulher, estou pronta para esmagar as outras garotas” falou Swanson.

Após a divulgação do capítulo alguns ativistas twitaram a respeito das cenas, entre eles Dr. Veronica McKinnon se pronunciou dizendo que os produtores do seriado animado “Stone e Parker são transfóbicos”.

O atleta profissional Chris Mosier também comentou a respeito do episódio e disse; “A transfobia na forma de “comédia” ainda é transfobia. Além disso: mulheres trans são assediadas, demitidas de seus empregos, negados espaços de moradia / assistência médica / abrigos e ASSASSINOS a uma taxa exponencialmente maior que a de suas colegas, mas por favor, diga-me mais uma vez para fazer uma piada … #TransWeek” escreveu.

A hashtag #SouthPark trouxe uma discussão entre os usuários do Twitter.  Alguns fãs defendem o seriado e outros pedem o cancelamento do desenho animado. Confira alguns deles;

“Vivi p/ ver a galera querendo cancelar #SouthPark por transfobia, dps da série estar no ar por 23 anos com episódios mt piores” disse uma internauta.

“Palhaçada de cancelar South Park. Se estão ofendidos com algo a solução é bem simples, é só não assistir” disse outro.

O site de noticias The Hollywood Repórter falou recentemente sobre o assunto, leia no link acima.

Confira o episódio abaixo:

Veja também: Brooklyn Nine-Nine É Renovada Para Oitava Temporada