Como o Disney+ está destruindo as piadas de “Os Simpsons”

0

O lançamento do Disney+ está dando o que falar. No dia 12 deste mês a plataforma foi ao ar nos Estados Unidos. Consigo, trouxe o vasto catálogo da gigante Californiana e uma quantidade considerável de conteúdo exclusivo para assinantes.

Acontece que o prestígio recebido pelo serviço é igualmente acompanhado por polêmicas. A mais recente é o tratamento dado pela empresa aos episódios de Os Simpsons.

Como o Disney+ está destruindo as piadas de "Os Simpsons"
20th Television

Com sua recente aquisição da Fox, todo o material do estúdio pertence à Disney. Entre este material estão todas as temporadas de Os Simpsons, uma das séries de maior longevidade da TV americana. As temporadas já estão disponíveis no Disney+, mas com um porém.

Muitas das temporadas foram ao ar no formato de transmissão analógico NTSC. Este formato limitava a proporção da tela a 4:3. Isso significa, basicamente, uma imagem quadrada, adequada aos televisores mais antigos.

Acontece que praticamente todos os dispositivos que utilizamos hoje em dia mantêm uma proporção de 16:9. Este é o padrão HDTV, onde tela é maior em largura do que em altura.

Imagem: Calculate Aspect Ratio

Se você precisar exibir uma imagem capturada originalmente no formato 4:3 em uma tela 16:9, terá três opções: manter o aspecto original com barras pretas ocupando os lados da tela, esticar a imagem horizontalmente para que preencha todo o espaço (método muito usado pela Rede Globo ao reexibir programas antigos) ou cortar a imagem nas partes de cima e de baixo. Infelizmente, o Disney+ escolheu a última alternativa.

Muitas das piadas feita em Os Simpsons envolviam elementos visuais sutis, alheios aos diálogos dos personagens. O corte utilizado para adaptar o programa aos dispositivos de tela 16:9 fez com que algumas dessas piadas simplesmente desaparecessem. O site Screen Rant reuniu alguns exemplos destes dolorosos momentos. Confira:

Temporada 4, episódio 16

Como o Disney+ está destruindo as piadas de "Os Simpsons"

Neste episódio, Homer foge do serviço para visitar uma fábrica da Duff. Lá, ele vê três tonéis contendo três tipos diferentes de cerveja. A piada perdida no Disney+ é a de que todos os tonéis são abastecidos pelo mesmo cano, ou seja, apesar dos rótulos, trata-se da mesma cerveja. O corte faz com que um espectador desavisado não perceba que há mais no plano do que apenas variações da Duff.

Temporada 4, episódio 8

Aqui, Bart se apaixona por sua nova vizinha, Laura Powers e Marge o leva para cumprimentar os novos moradores da vizinhança. Chegando lá, vemos um caminhão de mudanças parado na calçada da casa. O nome da empresa de transportes é “Alunos Desajeitados Mudanças”. Logo em seguida, um dos alunos em questão tropeça e quebra uma lâmpada, exclamando “De novo não!”. No Disney+, o ajuste de proporção fez com que somente o topo do caminhão aparecesse, descontextualizando completamente a voz ao fundo.

Temporada 8, episódio 7

Neste episódio, Lisa se apaixona por Nelson e vai visitá-lo em sua casa. Chegando lá, ela se depara com posteres no mínimo estranhos em seu quarto. Um deles diz “Bombardeiem as baleias”, outro “Bombardeiem os índios e tomem seus casinos” e um terceiro diz “Bombardeiem os árabes e tomem seu petróleo”. Na nova versão, a última frase não existe. Abrir mão do ácido comentário político de Os Simpsons talvez seja um preço alto demais a se pagar por uma imagem que pode ser ajustada de outras formas.

Este mesmo problema foi observado no FXNOW, serviço de streaming da Fox. A solução foi manter o aspecto 4:3 com faixas laterais.

Após enfrentar uma furiosa reação dos fãs, a empresa disse em nota que o problema deve ser resolvido ainda em 2020.

“Apresentamos Os Simpsons na proporção de 16:9 no lançamento para garantir qualidade visual e consistência em todas as 30 temporadas. Com o tempo, o Disney+ lançará novos recursos e opções de visualização adicionais. Como parte disso, no início de 2020, o Disney+ disponibilizará as primeiras 19 temporadas (e alguns episódios da vigésima) em sua proporção original de 4:3, dando aos assinantes a opção de assistir à série como preferirem.”

Confira também: Star Wars | Cena de Han Solo e Greedo é alterada no Disney+