Procon exige explicação da Cinemark por valor do combo de Star Wars

0

Há alguns dias, a rede de cinemas Cinemark divulgou combos exclusivos do filme Star Wars: A Ascensão Skywalker, que já estariam disponíveis para compra.

A “promoção” Cinemark Star Wars R2-D2 traz um brinquedo do robô, personagem da saga Star Wars, como balde de pipoca e refrigerante.

No entanto, esse combo tem o valor exorbitante e inacreditável de R$ 471 reais, trazendo questionamentos e reações negativas dos fãs, que foram surpreendidos pelo preço.

Na última terça-feira (26), o Procon-SP notificou a Cinemark com uma nota exigindo esclarecimento por parte da empresa.

O Procon-SP solicita saber quais foram os parâmetros para a fixação do preço final; quais dos itens são ofertados como brinde; em quais canais a promoção foi divulgada e quais informações foram repassadas ao consumidor; como é fornecida a certificação de item de colecionador e como tal condição agrega preço ao produto.

Vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, o Procon afirmou que recebeu muitos relatos de reclamações dos consumidores questionando a promoção.

Afinal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva; elevar sem justa causa o preço de produtos e serviços.

Procon exige explicação da Cinemark por valor do combo de Star Wars
Poltrona Nerd
Em resposta, a Cinemark enviou uma nota por meia de sua assessoria de imprensa explicando o valor salgado do seu kit recém-lançado:

Os combos regulares para Star Wars são o combo Jedi e o combo Império, que têm estrutura e preços alinhados com as demais promoções realizadas pela Cinemark ao longo do ano.

Para marcar a estreia de um filme especial, que encerra uma das maiores sagas da história do cinema, a Cinemark trouxe também, pela primeira vez ao país, um item exclusivo.

Trata-se de uma réplica do personagem R2D2, com alto padrão de acabamento, 2 mil unidades numeradas e acompanhadas de termo de autenticidade, com importação exclusiva realizada pela empresa.

Não se trata de um combo regular, mas sim de um produto único, para fãs da franquia e colecionadores. É uma peça com custo alto de fabricação, importação e frete, o que implica em um valor mais elevado para o cliente final.

Star Wars: A Ascensão Skywalker será lançado nos cinemas no dia 19 de Dezembro.

Fonte: Exitoína.