Crítica | The Perfection, uma ótima história na Netflix

0

Filmes com finais surpreendentes (ou histórias com inúmeras reviravoltas) são difíceis de criticar, pois eu sinto que qualquer informação estará atrapalhando. Este é o caso de The Perfection, filme que está disponível no catálogo da Netflix.

O que podemos dizer sobre The Perfection

A história foi dividida em 4 capítulos, sendo que cada um deles tem cargas emocionais diferentes, reforçadas por toda a cinematografia. Esse recurso é ótimo para quebrar a monotonia e garantir que o público não fique aborrecido. Dividir em partes faz boas promessas para quem assiste e também organiza as informações da trama.

O que The Perfection fez de diferente

Dividir um filme em capítulos não é novidade, inclusive, grandes diretores fazem isso com frequência – podemos pensar no Tarantino e no Lars Von Trier apenas para começar uma lista. The Perfection não chega ao ponto de expandir as possibilidades desse tipo de recurso, ele não extrapola ou faz nada de diferente com esse tipo de abordagem, mas o que ele faz, faz bem feito.

Em outras palavras, The Perfection é um filme que consegue encontrar-se bem dentro das suas limitações.

Utilizando recursos inteligentes, cenas inventivas, soluções criativas e ótimo controle do ritmo, os realizadores desenvolveram uma história verdadeiramente interessante, com muitas surpresas (uma no final de cada capítulo) e um clímax recompensador. Tudo o que podemos esperar de um filme

Boas histórias, por favor, conte-me boas histórias

Todos nós adoramos milhões de recursos gráficos, elencos recheados e inovações e mais inovações. Sim, muitos fãs de Cinema e bons filmes também são apreciadores dos chamados “Parques de Diversão” (como dito por Scorsese). Queremos um espetáculo visual, mas sabemos de uma coisa: jamais vamos rejeitar uma boa, simples e bem contada história.

The Perfection não é um filme que irá romper as barreiras ou fazer você rever seus conceitos sobre Cinema, mas pode confiar, ele está acima do volume morto.

O mercado de terror e suspense foi saturado por produções de péssima qualidade. Filmes absolutamente sem criatividade, sem recursos de expressão, sem esforço, filmes em que os responsáveis não tiraram uma cartinha da manga. Felizmente, esse não é o caso de The Perfection.

O filme apresenta coisas novas, arrisca, foge do comum e faz milagre com pouco.

Ele tem muitos problemas, não dá para esconder: em algumas cenas as atuações são sofríveis. Há mais, os mais fanáticos por roteiros (e esse é o meu caso) procuração e encontrarão furos na história – mas, no geral, não são empecilhos para uma boa diversão.

O que é uma boa história?

Uma boa história é quando o sujeito chega em você e diz “oi, senta aqui, deixa eu contar para você isso que aconteceu com esse grupo de pessoas”. Talvez o que tenha acontecido não seja nem tão surpreende, mas a forma como foi contada fará toda a diferença.

The Perfection é este tipo de filme, o tipo que não cai na mesmice.

Alguns avisos antes de você colocar o filme para rodar

Eu evitaria o trailer, se ainda não viu então permaneça assim. Outra coisa, é um filme com cenas de violência gráfica e alguns momentos de puro nojo – o filme não usa o nojo como ferramenta impactar o público, mas a cena está lá presente, é bom ter isso em mente.

Enfim, sente-se e curta, entre na vibe do filme.

Para notar com mais cuidado

Uma montagem em especial ficou fantástica: a cena do dueto no começo do filme, que faz par com uma cena de dueto no final. A composição das duas cenas demonstra toda a evolução das personagens, ao mesmo tempo que ensina o que o filme estava tentando passar desde o inicio.

E aí, já viu? Curtiu?

Comentem, pois eu estou sempre vendo tudo o que vocês escrevem no Facebook.

Avisos finais

Esse redator também é escritor. Se estiver com vontade de pegar uma leitura leve, rápida, com cenas marcantes e muitos assassinatos, conheça dois dos meus livros. Um Link está aqui, o outro aqui. Você também pode me seguir no Instagram, estou sempre postando contos de terror/suspense.

Conheça detalhes técnicos e saiba quem é a equipe responsável por The Perfection aqui

Ouça o nosso podcast:

70%
Criativo

Inventivo, fora dos padrões e instigante.

  • Geral - mas em especial o roteiro